Negócios

O salto da Indústria 4.0 para Indústria 5.0: o que você pode esperar?

Por: , dezembro 16, 2021

Enquanto o papel das pessoas no mercado de trabalho é ressignificado pela transformação digital. Um salto da indústria 4.0 pra indústria 5.0 está acontecendo. Mudanças, principalmente sobre o que é esperado dos profissionais, estão ocorrendo.

Todos colaboradores, gestores e empreendedores devem entender esse processo, já que ele afeta toda a cadeia produtiva. Mas se você ainda não sabe de que se trata cada um desses conceitos, fique calmo. Hoje vamos te contar isso e o que esperar do futuro. Confira!

Quais são as modificações que diferenciam cada era da indústria?

A humanidade sempre evoluiu a partir de ideias inovadoras. Atualmente a tecnologia disruptiva está moldando a forma com que as pessoas vivem. A indústria 5.0 é apenas a última fase do desenvolvimento baseado em novas soluções — mecânicas, eletrônicas, digitais etc. — que transformam a vida da humanidade desde a revolução industrial. As eras que antecedem a atual são:

  • indústria 1.0: entre 1760 e 1850, a partir do motor a vapor, houve mecanização da produção, a produtividade aumentou e surgiram as primeiras fábricas;
  • indústria 2.0: começando na segunda metade do século XIX até o período da Segunda Guerra Mundial, essa era é marcada pela eletricidade e pela linha de montagem;
  • indústria 3.0: em 1950 a revolução tecnocientífica deu seus primeiros passos na automatização dos processos de produção e no campo da tecnologia da informação;
  • indústria 4.0: a automatização atingiu nível total nas indústrias com as máquinas se comunicando entre si — a internet e os sistemas ciberfísicos diminuíram distâncias e ampliaram a eficiência operacional.

Como aconteceu o salto da indústria 4.0 pra 5.0?

Enquanto as transições entre as demais eras da indústria são marcadas pela evolução das inovações, a mudança da indústria 4.0 pra indústria 5.0 trata-se da ressignificação do papel do ser humano nesse contexto.

A tecnologia sendo utilizada pra comunicação e automação não mudou. Inteligência Artificial, Machine Learning, computação na nuvem, Big Data, realidade aumentada, IoT, automação robótica, impressão 3D, nanotecnologia etc. estão presentes em ambas as eras.

A diferença é o foco, que passa pros novos modelos de negócio, mais social e ambientalmente sustentáveis. As relações entre empresas e clientes e, principalmente, entre homem e tecnologia se transformaram. Mesmo com o avanço delas, as pessoas não deixam de ser importantes no ambiente de trabalho, só suas funções são adaptadas.

Quais são as características da indústria 5.0?

A indústria 5.0 é uma evolução direta de sua antecessora. Ela se caracteriza principalmente por aliar a tecnologia com o potencial humano, em uma abordagem centrada nas pessoas e não mais nas máquinas.

Os avanços nas inovações continuam nessa era e possivelmente serão maiores, a exemplo da computação quântica. Mas a participação das pessoas não deve perder importância. A colaboração entre equipe e sistemas inteligentes permanecerá sendo um fator de vantagem competitiva.

A sustentabilidade, quer seja ambiental, social ou econômica, é outro paradigma da revolução industrial que foi alterado na quinta revolução industrial. A ideia é que a tecnologia deve servir pra melhorar a vida de todos, fazendo com que as empresas tenham uma nova postura.

Por fim, é preciso ressaltar que a velocidade que esse tipo de solução agrega ao dia a dia e ao mercado exige da gestão uma capacidade de responder de maneira ágil às mudanças do mercado. No entanto, essas inovações também possibilitam rapidez na tomada de decisão.

Quais são as principais tendências relacionadas à indústria 5.0?

A transformação que paradigmas clássicos da administração empresarial vêm sofrendo na indústria 5.0 deve continuar. A tendência é que uma nova visão do mundo do trabalho e das empresas surja com isso. Pode-se esperar daqui pra frente mudanças como:

  • diminuição da burocracia e mais resolutividade;
  • aumento do foco em bem-estar, saúde mental e liderança positiva no ambiente de trabalho;
  • melhoria da qualidade de vida das pessoas;
  • mais mobilidade, cidades inclusivas e aplicação de tecnologias pra segurança no ambiente urbano;
  • redução do impacto ambiental dos negócios;
  • consumo mais consciente e informado.

Por que você deve entender sobre a indústria 5.0?

Talvez a resposta mais simples seja: pra atender ao consumidor 5.0. Esse público valoriza o foco no bem-estar das pessoas e espera que as empresas sejam engajadas. No entanto, essa transição afeta outros papéis do ser humano na sociedade — funcionário, gestor, empreendedor.

Os impactos da quinta revolução industrial atingem todo o mercado, alterando a forma como produzimos, trabalhamos, vivemos e nos relacionamos. A tecnologia estará no cotidiano, funcionando como canal de comunicação, negociação e acesso, tanto social como econômico.

Assim, a integração dessas soluções, bem como, uma mudança de postura, são necessárias pro pleno desempenho das atividades humanas em todas essas funções, sendo fundamental pro sucesso empresarial.

Como investir na adaptação do meu negócio pra indústria 5.0?

A adaptação de um negócio à indústria 5.0 passa pela adesão a novas tecnologias em todos os processos, mas deve principalmente se preocupar com a preparação dos colaboradores. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • adaptar a cultura empresarial aos novos valores;
  • mudar o Mindset, passando a enxergar a formação e treinamento da equipe como um investimento e não um custo;
  • investir na alfabetização digital dos funcionários em todos os níveis, pra que seja possível trabalhar com as novas tecnologias;
  • tomar decisões baseadas em dados;
  • tornar os processos de seleção mais inclusivos e voltados a encontrar o diferencial humano de cada indivíduo;
  • inovar constantemente;
  • trabalhar a liderança como ferramenta de desenvolvimento e fonte de segurança pro time;
  • desenvolver em si, nos gestores e nos colaboradores capacidades como: comunicação assertiva, adaptabilidade ágil e habilidade de lidar com a crescente complexidade no mundo do trabalho;
  • considerar os impactos sociais e ambientais dos processos indústrias e atuar pra minimizar seus efeitos negativos;
  • investir em cibersegurança.

A indústria 5.0 é a última e atual era do desenvolvimento empresarial. Mais que uma evolução tecnológica, esse é um período caracterizado por equilibrar a participação de pessoas e máquinas no ambiente de trabalho, obtendo o melhor dos diferenciais de cada um em prol dos resultados de negócio. Assim, se adaptar é fundamental pra se manter no mercado.

Comente este artigo e conte-nos como você está se preparando pra essa nova era!

  • Error: Contact form not found.