Marketing

Dê adeus ao cliente inadimplente: conheça o marketplace de crédito!

Por: Mutant, novembro 11, 2021

É isso mesmo que você leu: marketplace de crédito! A ideia parece confusa, mas a transformação digital e a gestão baseada em uma cultura ágil deram origem a mais essa ferramenta que pode ajudar o seu negócio a se livrar dos clientes inadimplentes.

A concessão de crédito é um desafio para muitas empresas. Afinal, estamos falando de uma prova de confiança e de uma exposição a riscos. Atento a isso, o mercado evoluiu mais uma vez e criou plataformas especializadas nessa etapa.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como sua empresa pode aproveitar essa tendência? Confira!

O que é o marketplace de crédito?

O marketplace de crédito é um shopping virtual em que as empresas, financeiras, bancos e fintechs colocam seus produtos à venda, como cartão de crédito, financiamento e empréstimos.

Esse shopping center do crédito online já faz sucesso no exterior e começa a ganhar destaque no Brasil. Isso porque, pessoas físicas e jurídicas conseguem encontrar em um só lugar — de forma rápida e simples — diversos tipos de soluções financeiras, como:

  • cartão de crédito, seguros e outros serviços financeiros;
  • empréstimos pra empresas de todos os portes;
  • crédito pra antecipação de recebíveis;
  • crédito pra pessoas físicas e aposentados;
  • crédito pra negativados.

Como um marketplace de crédito funciona?

O marketplace de crédito é ou não é uma ideia fantástica? Essa é mais uma prova de como a tecnologia não para de evoluir e tem muito a contribuir com o nosso dia a dia. Mas vamos entender melhor como ele funciona?

Na prática, o produto comercializado nesse shopping center virtual é o crédito. Ele pode ser vendido em diferentes modalidades, como cartões, seguros, empréstimos e financiamentos e até serviços de contabilidade.

Então, diversas empresas anunciam ali suas ofertas e isso permite que o cliente compare as taxas e juros e escolha a melhor opção. Outro ponto interessante é que pessoas com restrições no nome podem conseguir empréstimos nessa plataforma — nós vamos falar mais sobre isso daqui a pouco!

Quais são os principais benefícios?

Temos certeza de que só pelo que você leu até aqui, já é possível identificar muitos benefícios do marketplace de crédito. Isso porque, essa é uma alternativa interessante e inteligente pra quem está em busca de dinheiro extra, seja para financiar clientes, pagar fornecedores e até expandir o negócio.

Nesse tipo de plataforma, é possível encontrar uma boa variedade de crédito para consumidores e empresas de pequeno e médio porte. Mas isso não é tudo! Confira um pouco mais das vantagens dessa tendência!

Comparar ficou mais fácil e rápido

Ninguém faz um empréstimo sem antes comparar diversas opções — pelo menos, é assim que deve ser. O interessante é que a maioria dos marketplaces de crédito contam com ferramentas de simulação que ajudam o usuário a comparar e identificar o produto ideal.

Decisão do cliente é baseada em dados

Fazer um empréstimo, contratar um cartão de crédito ou adquirir uma apólice de seguros são decisões importantes demais pra serem tomadas de qualquer maneira. O caminho mais seguro é estudar, comparar e tirar dúvidas antes de fechar contrato.

As plataformas trazem mais essa facilidade ao consumidor, pois fornecem dados comparativos e ajudam na hora de escolher a melhor opção de crédito. É possível, por exemplo, conversar com especialistas e realizar pesquisas mais refinadas, verificando os benefícios de cada empresa — tudo pela customer experience.

Taxas mais acessíveis pra conquistar mais clientes

Todo mundo sabe que as taxas de juros oferecidas pelas instituições bancárias tradicionais nem sempre são tão atrativas. Mas, com a chegada do marketplace de crédito, esse problema parece ter ficado pra trás.

Em geral, as plataformas conseguem trabalhar com taxas mais atrativas. Sabe por quê? Devido aos investimentos em tecnologia, as fintechs e financiadoras de crédito oferecem opções mais baratas e os bancos precisam acompanhar essa tendência pra se manterem competitivos.

Crédito simplificado

A verdade é que é muito simples e rápido encontrar uma boa opção de crédito nos marketplaces. Com mais transparência, menos burocracia e mais agilidade, o cliente finaliza a operação e todos saem ganhando.

Documentação unificada e completa para análise de crédito

A análise de crédito é um problema para o seu negócio? Então se render ao marketplace de crédito pode ser uma alternativa interessante. Isso acontece porque a plataforma já tem uma lista de documentos que o cliente deve encaminhar, evitando problemas e reduzindo as chances de inadimplência.

Online 24 horas por dia e 7 dias por semana

Enquanto sua loja física tem limitação de horário pra funcionar, o marketplace jamais fecha. Ou seja, é preciso pensar em pontos de contato como esse, que te permitem estar online 24 horas por dia e 7 dias por semana, pronto pra atender o cliente e oferecer o que ele precisa.

Além disso, o fato de estar na internet amplia seu alcance. Todos os dias, milhares de consumidores entram na plataforma e você estará lá em evidência.

Fortalecimento da imagem empresarial

Anunciar seus produtos em um marketplace de crédito é, sem dúvidas, um ponto positivo pra sua imagem. Lembre-se de que o cliente valoriza a personalização de processos e os investimentos em inovação. Por isso, recompensará seu esforço pra oferecer boas experiências.

Redução da inadimplência

Estar em um marketplace de crédito é uma estratégia eficaz pra evitar o cliente inadimplente em seu negócio. A plataforma é segura, intuitiva, transparente e facilita o processo pra que nada seja esquecido.

Em alguns casos, ela até antecipa a análise de crédito, tornando sua decisão ainda mais fácil, rápida e segura.

Como cliente inadimplente pode ter acesso ao crédito?

Você sabia que o cliente inadimplente também pode ter acesso ao crédito? Obviamente, tudo é feito de forma inteligente, com apoio dos dados e da tecnologia. A ideia não é prejudicar a empresa, mas sim dar mais liberdade a quem está com o nome negativado.

Nesse caso, a solicitação é feita pela plataforma, que exigirá alguma garantia como pagamento — um celular, por exemplo. O valor liberado não é alto, mas é uma opção válida para quem precisa de crédito.

O que achou do marketplace de crédito? Acha que sua empresa pode se dar bem investindo nessa tendência? O mercado está cheio de concorrentes e ganha quem aposta em ideias inovadoras e está de olho nas demandas do cliente. Essa é uma alternativa interessante, não só porque aumenta seu alcance no mercado, mas porque reduz a inadimplência. Portanto, vale a pena estudá-la melhor!

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece aqui no blog!

  • Error: Contact form not found.