8 tecnologias de CX que podem ajudar a melhorar a experiência do seu cliente
A qualidade da experiência do cliente depende da atitude proativa que precisamos colocar em prática diariamente, não é mesmo? Para a jornada de compra ser satisfatória e, acima de tudo, memorável, é fundamental adotar as ferramentas certas e trabalhar bastante. Graças à tecnologia de CX, isso se tornou uma tarefa possível.
Em meio a tantas pessoas querendo se comunicar com as marcas, as empresas estão cada vez mais adotando métodos inovadores para melhorar o engajamento. Nesse sentido, investir para refinar a experiência é a melhor maneira de causar um impacto positivo na percepção que os consumidores têm sobre o seu negócio.
Neste post, você vai descobrir a importância da tecnologia no relacionamento com o público externo e conhecer os recursos mais utilizados por especialistas para conquistar objetivos.
Entenda a relação entre experiência do cliente e tecnologia
A tecnologia faz com que o cliente deixe de ser um mero coadjuvante para se tornar o artista principal. Ele é capaz de pesquisar, comparar preços, buscar pontos de venda alternativos e encontrar a marca pela qual vai se apaixonar.
Logo, os recursos tecnológicos não são apenas ferramentas interessantes, mas de fato integrantes de todo o arsenal de negócios. Não importa se a empresa é pequena, média ou grande: a ordem é inovar.
Os padrões de atendimento ganharam peso significativo com a profusão de softwares, plataformas e aplicativos inteligentes. Agora, é possível responder instantaneamente às solicitações da demanda, incluindo rastreamento de produtos, renovação de contratos e reembolsos.
Sem dúvidas, a tecnologia ajuda a criar programas de fidelidade extremamente eficazes e, quando gerenciada corretamente, permite a automação que contribui para a manutenção de um relacionamento duradouro e contínuo com o público-alvo.
Veja 8 recursos tecnológicos da Mutant para ter sucesso em CX
Toda estratégia de CX começa com uma pesquisa de mercado robusta. É essencial obter informações específicas e acionáveis dos clientes para identificar o melhor posicionamento da marca.
Mas o que acontece depois? É o que você verá a seguir, conhecendo 8 tecnologias bem-sucedidas nas estratégias da Mutant e que podem fazer a diferença na sua empresa.
1. URA ativa
Os sistemas de URA são projetados por meio de uma ou mais caixas de diálogo que controlam o fluxo da conversa com o chamador. A comunicação se dá por meio da reprodução de avisos de voz pré-gravados ou conversão do texto em fala. Também é possível coletar informações com ajuda do reconhecimento de áudio ou do toque DTFM (Dual-Tone Multi-Frequency ou, em português, tons de duas ou múltiplas frequências).
2. URA receptiva
Essa tecnologia é direcionada às ligações por meio da interface de atendimento receptivo eletrônico adicionado ao processo de humanização. O recurso inclui serviços consultivos realizados de maneira contínua nas etapas de gestão, planejamento, desenho, desenvolvimento, testes e Business Intelligence das aplicações de URA.
O objetivo é promover a construção de uma identidade específica (conhecida no marketing como persona), com diálogo inteligente capaz de minimizar possíveis rejeições do usuário ao se comunicar com as máquinas.
3. Agente virtual
É uma interface de atendimento eletrônico em que a interação com o cliente acontece pelo reconhecimento da fala (URA). A plataforma utiliza inteligência artificial para replicar o que um atendente humano faz.
O recurso usa um personagem, criado com ajuda de computadores, animação e inteligência artificial. Então, ele atua como agente de atendimento via funcionalidade de bot de bate-papo.
O agente virtual é capaz de responder às perguntas do usuário e fornecer informações sobre os produtos e serviços da empresa.
Além disso, os resultados do sistema podem ser mensurados com facilidade, de modo que a programação fique sempre atualizada.
4. Chatbot
É um software de inteligência artificial que, quando programado, simula uma conversa em linguagem espontânea. Tudo é feito por meio de apps de mensagens, sites, aplicativos móveis ou telefone.
O chatbot é normalmente citado como um dos tipos de interação mais avançados e promissores entre humanos e máquinas. Entretanto, do ponto de vista técnico, representa a evolução natural de um sistema de resposta a perguntas que utiliza o processamento de linguagem natural (PNL).
Formular respostas a perguntas nesse tipo de código é um dos exemplos mais típicos de processamento presentes em aplicativos de uso final de várias empresas.
Nesse sistema, é possível fazer transferência para que um humano realize a continuidade do atendimento sempre que necessário.
5. Plataforma de Gestão de Campanhas
São plataformas de comunicação capazes de realizar a gestão de campanhas e processar o envio de e-mails, SMSs, FlashSMS e Push message. Dentre as principais funcionalidades, estão: disparo em lotes, personalização de campanha, configuração de régua de acionamento impulsionada por eventos, relatórios online e segmentação de base.
Os disparos acontecem a partir da carga de arquivo com envio predeterminado, integração com base de dados ou estímulo de API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações).
6. CRM
O CRM foi projetado para ajudar você a conhecer, gerenciar e rastrear as necessidades dos clientes. É um elemento essencial para proporcionar uma experiência de compra positiva. Se o software de suporte técnico é a linha de frente do CX, o software CRM é o mecanismo que mantém os dados do cliente relevantes, compartilhados, perspicazes e úteis.
7. Software de marketing
Também chamada de automação de marketing, essa tecnologia foi projetada para otimizar processos, como: campanhas por e-mail, gerenciamento de leads e marketing social.
Além disso, as tarefas administrativas e os fluxos de trabalho são automatizados, ajudando você a se concentrar em tarefas de alto valor, como avaliação de campanhas e análise de mercado.
Uma das principais vantagens é fornecer leads qualificados com grande potencial de conversão para o setor de vendas.
8. Suporte omnichannel
Outra ferramenta essencial para melhorar a experiência do cliente é o suporte multicanal. Essa tecnologia permite que os clientes entrem em contato com a empresa por meio de todos ou de um dos muitos canais de serviço. A oferta de várias opções garante que a maioria das preferências sejam atendidas.
Um grande benefício é que o usuário pode continuar a conversa de onde parou, independentemente do canal que escolher para retomar o contato. Dessa forma, seja pelas mídias sociais, seja pelo telefone, os agentes têm acesso total ao histórico de interação.
Viu como é importante conhecer o potencial que existe na tecnologia de CX? Cada uma das opções que a Mutant oferece e que explicamos neste conteúdo garante diferentes recursos para você desenvolver o seu negócio com mais facilidade, praticidade e inovação.
Que tal falar agora mesmo com quem mais domina a arte de melhorar a experiência do cliente? A Mutant tem kwow-how para fazer uma verdadeira imersão na sua empresa e identificar a tecnologia mais apropriada para as atuais necessidades! Entre em contato com a gente!