Marketing

Agile Marketing: o que é e como adotar essa metodologia?

Por: kamilla.pena, maio 31, 2022

Não dá pra negar que crises, mudanças e transformações se tornaram uma constante na atualidade. Empreendimentos que conseguem antecipar esses cenários ou se adaptar rapidamente diante de surpresas têm ganhado mercado. Você deve estar se perguntando: como fazer isso?

As metodologias ágeis são a resposta. Elas representam a solução ideal pra um ambiente de negócios dinâmico e, por vezes, caótico que se instalou. Principalmente, oferecerem uma estrutura capaz de ser modificada e moldada ao imprevisto com velocidade.

Entre tantas formas de aplicar esse modelo de gestão de projetos, o Agile Marketing tem se destacado. Siga a leitura pra descobrir como adotar essa abordagem em sua empresa!

O que é Agile Marketing?

Esse conceito envolve a aplicação de princípios e técnicas das metodologias ágeis de gestão de projetos — divisão em ciclos curtos de trabalho, sprints, repetição de etapas etc. — à área de marketing das empresas.

Visando obter melhoria contínua, essa abordagem aumenta tanto a previsibilidade quanto a capacidade de responder rapidamente às frequentes mudanças do mercado ou do comportamento do consumidor.

O que significa ser ágil em projetos de marketing?

Entre os princípios que fundamentam o Agile Marketing, se destacam as características ligadas à função da área. Veja quais são a seguir!

Investir em entregas iterativas e incrementais

Por ser dividido em ciclos curtos de trabalho, o Agile Marketing permite à empresa otimizar os resultados com entregas iterativas e incrementais. Ou seja, por meio da repetição de etapas pro refinamento do que foi apresentado. As principais ações nesse sentido são:

Colocar o cliente em primeiro lugar

Mesmo em sua origem — o desenvolvimento de sistemas —, as metodologias ágeis sempre primaram por entregar o que o cliente precisa e deseja. No Agile Marketing, ser customer centric é ainda mais importante, considerando que as funções dessa área estão atreladas ao resultado comercial.

Pra isso, seu branding se alinha ao mercado, e a marca deixa de buscar a valorização da sua imagem ou das suas soluções. Todo o empreendimento passa a se adaptar ao que o cliente demanda, criando e melhorando produtos ou serviços.

Contar com times multifuncionais e flexíveis

Qualquer novidade impacta a cultura empresarial e o ambiente de trabalho. Ao adotar uma metodologia ágil não seria diferente. Fazê-la funcionar exige uma alteração de postura da equipe pra acomodá-la.

Considerar esse aspecto desde a contratação é importante. Assim, deve-se buscar por colaboradores flexíveis e multifuncionais, pois esse perfil lida melhor com as adaptações necessárias.

Durante a implementação também há efeitos. A composição do time costuma ser repensada tanto pra otimização da operação quanto pra integrar um profissional especializado em agile.

Ter um mindset ágil

Ainda cabe aos colaboradores do time de marketing abraçar o mindset ágil pra garantir a eficiência dessa metodologia. Afinal, o pensar dentro do agile fica mais dinâmico e focado.

A experimentação é constante, criando a necessidade de desapegar de ideias que não funcionam e de superar rapidamente as frustrações com as falhas. Já as decisões, apesar de velozes, precisam se amparar em dados, dependendo da manutenção de planejamentos, estruturas e processos.

Por que vale a pena adotar essa metodologia?

A transição pro modelo de Agile Marketing é desafiadora, pois depende de mudanças que abrangem desde ferramentas até pessoas. Apesar disso, vale a pena adotar essa metodologia diante das vantagens que apresenta. Conheça os benefícios!

Aumento da produtividade

Pensando em competitividade, tudo o que uma empresa quer nesse momento é aumentar sua produtividade, não é mesmo? As metodologias ágeis oportunizam a melhoria de performance e a antecipação dos resultados a partir de:

  • modelos e ferramentas de estruturação que organizam os fluxos de trabalho, eliminando tarefas desnecessárias ou repetitivas;
  • feedbacks frequentes pra corrigir o rumo, otimizar o orçamento e deixar de desperdiçar recursos.

Fomento à inovação

Outra forma de obter um diferencial competitivo é por meio da inovação. Porém, promovê-la nem sempre é fácil. Muitas organizações estão presas a paradigmas que até geraram sucessos no passado, só que não cabem no mercado atual.

O Agile Marketing, assim como as demais aplicações das metodologias ágeis, estão ligadas a uma cultura corporativa flexível. Nesse ambiente, os colaboradores sentem que podem testar o novo, dando o primeiro passo pra inovar.

Alta adaptabilidade à mudança

Evoluções sociais e tecnológicas ou crises nem sempre são antecipáveis. Entretanto, interferem na capacidade do negócio de ser competitivo, desenvolvendo uma defasagem em relação aos empreendimentos que previam tais cenários.

A solução pra não ser pego no contrapé novamente está na adaptabilidade. Ter essa característica na empresa proporciona rapidez de resposta em qualquer situação. As metodologias ágeis fornecem os meios pra isso. Tais como:

  • estruturação em períodos curtos de trabalho;
  • sprints frequentes;
  • mentalidade flexível.

Melhora na comunicação entre a equipe

Já percebeu que diversos problemas dentro das organizações acontecem devido a ruídos na comunicação, à ineficiência ou à falta dela? Os sprints — reuniões de alinhamento frequentes — minimizam essas situações, assegurando a transparência e o alinhamento entre os membros da equipe.

Como investir nessa metodologia?

Não importa se estamos falando de marketing para negócios locais ou globais, investir nas metodologias ágeis permite adaptar essa área ao mercado atual, cheio de imprevistos e em constante transformação. Pra isso, algumas ações são primordiais:

  • lançar mão do Lean, do Kanban ou do Scrum pra gerir as etapas;
  • dividir os projetos em partes menores, criando uma estrutura de ciclos, etapas e tarefas;
  • coletar dados;
  • definir claramente os objetivos;
  • treinar as habilidades dos colaboradores continuamente;
  • engajar toda a empresa, a começar pela alta administração;
  • reduzir a resistência a mudanças;
  • ter uma visão menos negativa em relação às falhas;
  • estar sempre aberto ao novo;
  • se manter atento às tendências;
  • acompanhar o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias.

No final das contas, o Agile Marketing é uma das melhores aplicações pras metodologias ágeis. Características e vantagens em comum são potencializadas, oferecendo otimizações constantes aos processos dessa área. Em consequência, todo o negócio ganha.

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