Marketing

Como aumentar as vendas no Natal: 5 segredos para o varejo

Por: Mutant, dezembro 14, 2021

O fim de ano está chegando e, com ele, vem também a necessidade de planejar as estratégias de como aumentar as vendas no Natal. Apostar em medidas que ajudem a alavancar a lucratividade da empresa nesse período é uma ótima ideia, por diversas razões. Além disso, saiba, desde já, que com boas práticas é possível desfrutar de melhores resultados.

Em dezembro ocorrem diversas festividades que incentivam o desejo de consumo do público, assim como há um maior poder de compra, devido às bonificações de fim de ano e 13° salário. Por esse motivo, uma estratégia adotada por diversos empreendedores é a de aproveitar a sazonalidade das vendas do fim de ano para manter o fluxo de caixa e redirecionar os lucros para novos investimentos no negócio.

Por esse motivo, saber como criar uma boa estratégia de vendas para ter mais produtividade nas datas comemorativas é sempre uma excelente ideia. Neste post, vamos dar 5 dicas para inspirar você a definir ações que vão impulsionar os lucros e gerar um ótimo desenvolvimento no fim de ano. Acompanhe e saiba mais!

1. Prepare o seu time para uma avalanche de vendas 

Para ter uma alta performance de vendas, é preciso que toda a empresa esteja preparada. Nesse contexto, a peça-chave para alcançar esse objetivo é a equipe de colaboradores que vai atender aos clientes nesse período.

Em épocas sazonais, em que há um crescimento na procura de produtos e serviços, é preciso levar diversos fatores em conta, como a jornada de trabalho dos colaboradores do negócio, a demanda de profissionais e a qualidade do atendimento.

Por esse motivo, o primeiro passo é observar se a quantidade de integrantes do time de vendas é o suficiente para lidar com esse aumento de tarefas no fim do ano. É necessário considerar também que a qualidade do atendimento é fundamental para conquistar o público. Desse modo, tenha em mente que profissionais sobrecarregados não conseguem dar o seu melhor no trabalho.

Sendo assim, considere a necessidade de contratar novos colaboradores para atender à demanda desse período. Pense também em medidas que aumentam o engajamento e a motivação do time para que se empenhem ainda mais na hora de fechar negócio com os clientes.

Por fim, trabalhe a melhoria constante da produtividade e da qualidade dos serviços da equipe. Treinamentos, capacitações e incentivos são ações que garantem bons resultados nessa área e, consequentemente, trazem impactos positivos a todos os outros setores da empresa.

2. Destaque a sua loja das outras

Tenha em mente que o atendimento de qualidade já é um diferencial e tanto para uma empresa. Sendo assim, ao adotar o passo anterior, você já começa a caminhar rumo ao destaque. No entanto, é preciso conquistar o cliente antes mesmo de ele ter contato com os seus serviços e produtos.

Portanto, agora, é hora de pensar em estratégias de mercado. O que faz com que um cliente prefira conhecer o seu estabelecimento, em vez dos concorrentes? É importante trabalhar na oferta de um diferencial para chamar a atenção do público e conquistar as metas definidas para o fim de ano.

Investir na divulgação da empresa nesse período é uma ótima tática. Além disso, estudar o mercado em que o seu negócio está inserido é fundamental. Dessa forma, é possível conhecer as medidas adotadas pelos estabelecimentos concorrentes e saber o que você pode oferecer além.

3. Equipe o seu estoque 

É praticamente impossível aumentar a taxa de conversão de vendas sem ter um estoque preparado para esse crescimento. Além disso, questões logísticas devem ser uma das primeiras medidas para a definição de promoções e estratégias que atraem mais clientes.

Afinal, equipar o estoque pode levar algumas semanas, assim como envolver a disponibilidade dos produtos, o contato com os fornecedores e os prazos de entrega. Desse modo, coloque essa tarefa no topo de sua lista para preparar o negócio para as vendas de Natal.

Uma atitude que vai ajudar a administrar o estoque é a definição de metas. Estabeleça o quanto você quer vender e lucrar durante o Natal e, por meio desse objetivo, invista na compra das mercadorias. Em seguida, é necessário traçar um plano de ação para alcançar os resultados esperados e fazer com que os produtos sejam, de fato, vendidos. 

4. Agrade o seu cliente com mimos de Natal

É aqui que entram as melhores estratégias de como aumentar as vendas no Natal e fazer com que as metas sejam atingidas. Quer uma forma melhor de garantir uma experiência do cliente de sucesso senão dar a atenção que ele merece?

É por isso que oferecer mimos de Natal para os consumidores se destaca como uma das melhores práticas de mercado para as datas comemorativas. Em épocas como essas, os clientes esperam promoções, brindes ou qualquer outra ação que os façam se sentir especiais.

Em contrapartida, para que uma empresa seja capaz de atender às expectativas dos clientes com mimos, é preciso desenvolver um bom planejamento, a fim de calcular os custos desses investimentos e revertê-los em lucros. Por esse motivo, antes de divulgar as ações promocionais de Natal, certifique-se de caprichar na organização financeira, na precificação e no estoque. 

5. Invista no espírito natalino

A magia do Natal é capaz de trazer muitas memórias afetivas e sentimentos positivos. Então, por que não entrar nesse clima e trazer um espírito natalino para a sua empresa? Desde a decoração até a linguagem de comunicação com o público pode ter um toque nostálgico, que remete à data comemorativa.

Nesse contexto, as boas estratégias de marketing digital são ótimas aliadas. Afinal, é possível divulgar as ações promovidas pelo negócio durante o Natal, ao mesmo tempo em que se transmite uma mensagem positiva aos clientes, trazendo o espírito natalino para todo o negócio.

Viu só como aumentar as vendas no Natal é totalmente possível com um bom planejamento, organização e definição de metas? Então, faça questão de investir em estratégias que atraiam o público e impulsionam a marca no mercado, trazendo o devido reconhecimento para o seu negócio, assim como ótimos resultados.

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