Marketing

Como aumentar as vendas online na Black Friday?

Por: Mutant, novembro 26, 2021

A Black Friday é uma oportunidade e tanto pra alavancar o faturamento. Esse evento é um sucesso mundial. Mas, pra atingir bons resultados é essencial contar com o apoio de soluções tecnológicas e investir em uma abordagem inovadora.

Com o comércio digital em franco crescimento, os consumidores ficaram mais exigentes. As pessoas já não compram por impulso, pois buscam valor nas suas aquisições e nas relações comerciais que desenvolvem. Pensando nisso, vamos te contar como aumentar as vendas online na Black Friday. Não perca nossas dicas!

Invista em Customer Experience

Quando você pensa em Black Friday, a primeira coisa que surge na sua mente são promoções, não é mesmo? Pra alguns, isso vêm associado a uma imagem de atendimento ruim. Assim, o primeiro item a focar na hora de planejar como aumentar as vendas online é a experiência do cliente.

No digital, investir em Customer Experience passa por ter canais eficientes, responsivos e estáveis. Um site que trava quando recebe um grande volume de acessos, um checkout demorado e cheio de campos a preencher, falta de opções de pagamento ou não dar retorno aos contatos farão você perder público.

Além disso, as descrições e as fotos dos produtos não podem ser de baixa qualidade, fazendo suas mercadorias parecerem ruins. Tanto a falta de estoque como a demora na entrega tornam a experiência de consumo negativa.

Já que o evento é movimentado, a preparação da campanha é a chave pra que o consumidor fique satisfeito com o atendimento. Então, não deixe esses detalhes pra última hora.

Entenda o comportamento do consumidor

Compreender como o cliente toma a decisão de compra é fundamental pra atendê-lo de forma plena. Além disso, o comportamento do consumidor influencia a previsão de demanda, a escolha dos canais de atendimento e até a linguagem ou o design do site.

Pra isso, coleta de dados e pesquisas aprofundadas devem ser feitas. Elas são os meios mais eficazes de entender as preferências e os padrões de ação na hora de comprar, pois permitem o mapeamento das características e do perfil do cliente.

Depois dessas informações definidas, alinhar as expectativas do público com o que a empresa oferece, desenvolver um relacionamento com as pessoas e influenciar suas decisões de consumo fica mais fácil. Marketing e comercial passam a ter um norte pra pensar em estratégias de como aumentar vendas online e offline.

Implemente a jornada de compra

Outra importante dica sobre como aumentar as vendas online é criar uma jornada de compra pra guiar o usuário ao navegar pelos seus canais digitais de divulgação e atendimento. Nesse sentido, a Black Friday pode funcionar como uma porta pra atrair novos consumidores.

Suas etapas são: descoberta, consideração e decisão. Na primeira, o cliente percebe um problema e conhece as possíveis soluções. Na segunda, ele percebe como sua empresa pode ajudar e as vantagens que ela apresenta frente à concorrência pra então fazer a escolha.

Ofereça uma experiência omnichannel

A loja virtual pode ser o principal canal agregador de vendas de uma empresa, mas e-mail, telefone, SMS, redes sociais e aplicativos ajudam — e muito — na hora de atender ao cliente. Mais do que isso, muitos consumidores preferem esses meios de contato por se sentirem mais seguros neles.

Com o avanço da tecnologia, os limites pra oferecer um atendimento inteligente em omnichannel mudaram. Integrar todas essas possibilidades, otimizando a experiência e eliminando a necessidade de repetições ou recomeços é fácil, e o público vai sentir o progresso no processo de compra.

As vendas podem iniciar em qualquer uma dessas plataformas e, com o desenvolvimento da negociação, basta direcionar o cliente pro e-commerce ou pra um link de pagamento. Esses canais ainda servem pra atrair ou retomar a jornada até a aquisição.

Invista na customização de soluções de autosserviço

Não há novidade em afirmar que oferecer um atendimento personalizado está entre as melhores maneiras de conquistar e satisfazer o cliente. Quando se trata do meio digital, isso parece mais complicado, mas não é bem assim.

Usando tecnologias de Big Data, que permitem que os dados dos usuários de sites, redes sociais e outros canais sejam coletados e aplicados na customização das ferramentas de autosserviço, a empresa garante esse diferencial.

Essas informações mostram o padrão de comportamento de consumo e organizam perfis, mapeando quais produtos são de interesse de cada grupo. Assim, quando um usuário navega pelo e-commerce, ele é direcionado pra itens conforme o público no qual ele se encaixa, aumentando a conversão e o ticket médio.

Outra maneira de utilizar esse tipo de solução de TI é por meio da automação de marketing. E-mails, banners, ofertas nas redes sociais, entre outras estratégias de venda, podem se basear nisso.

Seja mobile

Navegar pela internet e fazer compras pelo smartphone é mais prático, não é mesmo? Grande parte dos brasileiros usa esse dispositivo pra isso, o que torna fundamental estar ao alcance de um clique no celular dos clientes.

Pense bem: se o consumidor não consegue acessar algum botão do seu site, ver informações ou transitar pelas ofertas pelo equipamento que tem em mãos, o que ele faz? Procura por um concorrente que não apresente dificuldades ou muda pro computador pra continuar na sua loja?

A primeira opção é mais simples e prática. Por isso, ter seu e-commerce otimizado pra mobile está nessa lista de como aumentar as vendas online.

Faça parcerias estratégicas

Entre as dicas de como aumentar as vendas online, firmar parcerias é uma das mais importantes. Empresas que oferecem tecnologias pra garantir a melhor experiência do consumidor são aliadas ideais do seu negócio pra alcançar bons resultados em datas como a Black Friday.

Dessa forma, todos os processos que envolvem o relacionamento com o cliente e a gestão das equipes dessa área podem ser otimizados e mensurados. Entre as opções disponíveis no mercado, se destacam soluções pra:

  • integração de aplicativo e plataformas;
  • pagamentos;
  • automação de marketing e vendas;
  • autoatendimento;
  • omnichannel;
  • CRM;
  • gerenciamento de jornadas de consumo;
  • captação e análise de dados pra insights;
  • inteligência artificial, chatbots e URA;
  • acompanhamento da performance e do desempenho.

Com todas essas ideias inovadoras de como aumentar as vendas online na Black Friday, não tem como sua empresa perder essa oportunidade. Busque parcerias estratégicas em tecnologia e garanta o sucesso.

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