5 cases de marketing de experiência para ajudar no planejamento da sua estratégia
Os clientes estão definitivamente buscando atendimento personalizado e empresas que resolvam os seus problemas de maneira criativa e engajadora. Dentro desse novo cenário bem mais exigente, podemos citar o marketing de experiência e seus cases como estratégia para fixar a marca entre os consumidores e proporcionar algo novo.
Com o marketing de experiência, você vai além da divulgação comum por anúncios e pelo marketing digital. Esse tipo de abordagem é mais ampla e coloca o cliente em primeiro lugar, criando uma sensação positiva tão relevante que provavelmente será sempre lembrada. Isso favorece a construção de um vínculo entre consumidor e empresa.
Quer entender melhor o que é o marketing de experiência e conferir alguns cases de sucesso? Saiba mais!
Por que o marketing de experiência importa
Para entender melhor como funciona, é importante saber primeiro o que é marketing de experiência. Essa estratégia baseia-se em olhar o cliente como único, entendendo a importância que ele dá para determinado produto ou serviço.
A partir dessa compreensão, cabe à empresa surpreender seu consumidor positivamente, seja com presentes, seja com ações que promovam efeitos sensoriais ou emocionais.
O marketing de experiência é importante para as relações de mercado atuais porque trabalha alguns pontos essenciais nas relações entre consumidores e empresas. São eles:
- fidelização: mais do que conquistar, é preciso trabalhar a retenção do cliente, fazendo com que ele seja fiel e não migre facilmente para a concorrência;
- identificação: um dos pontos valorizados pelas pessoas é ter um certo grau de identificação com a marca. Os indivíduos buscam um tratamento mais humanizado, o que é possível com o marketing de experiência;
- cultura de feedback: quanto mais à vontade o cliente se sentir com a empresa, maior a probabilidade de que ele forneça feedbacks sobre os produtos e/ou serviços. Esses depoimentos abrem espaço para o desenvolvimento de pontos ainda falhos e, consequentemente, promovem um alto nível de qualidade;
- atração de clientes: as associações positivas geradas pelo marketing de experiência certamente vão atrair a atenção de novos clientes ou incentivar o marketing boca a boca, no qual o consumidor recomenda a marca para as pessoas do seu círculo social.
5 cases de marketing de experiência pra inspirar sua estratégia
Reunimos aqui alguns cases de marketing de experiência para que você entenda melhor como ele funciona e tenha alguns insights para criar algo totalmente inovador e envolvente.
1. TNT
O canal de televisão TNT promoveu uma experiência totalmente surpreendente para fixar a marca para os espectadores. Em uma esquina na Bélgica, foi instalado um botão vermelho com uma seta e a mensagem “Pressione para adicionar drama”.
A partir do momento em que alguém pressionava o botão, iniciava-se uma encenação com situações inusitadas e lutas dignas de um filme de ação.
Ao final da cena, um tecido descia do alto do prédio com o logo do canal e o seu slogan.
2. McDonald’s
Em Amsterdã, o Mc Donald’s organizou a apresentação de um trilha sonora tocada por uma orquestra todas as vezes que um cliente pedisse um Maestro Burger. A apresentação pegava o consumidor de surpresa e poderia ser vista por todos que estavam na lanchonete.
3. Saraiva
Por meio de pesquisas feitas com seus clientes, a Saraiva proporciona diversas experiências positivas que incentivam a compra. Além da qualidade na entrega dos produtos online, a livraria física possui uma iluminação ideal e permite que os clientes consumam o produto no próprio local, com máximo conforto.
Assim, a empresa consegue promover uma boa experiência nos ambientes online e offline.
4. Sprite
A Sprite, em pleno verão do litoral carioca, instalou na praia chuveiros que imitam a máquina de refrigerante encontrada em restaurantes fast food. O cliente podia tomar um banho bem refrescante e automaticamente associava a sensação à marca, trazendo um conceito totalmente positivo à bebida e ao que ela propõe.
5. Nubank
O Nubank vem se destacando graças à preocupação de sempre gerar uma experiência positiva para seus clientes, superando as expectativas.
Além de facilitar a relação com o controle financeiro e evitar a cobrança de taxas comuns em outras instituições, como tarifas de manutenção e de operações, o Nubank possui um atendimento mais informal, que favorece a aproximação do cliente com a empresa. Além disso, valoriza a empatia e surpreende os consumidores com o envio de presentes únicos e coerentes com a situação atual ou relacionados à compra que eles querem fazer usando o cartão.
Como aplicar o marketing de experiência na estratégia da empresa
Esses cases são exemplos bem-sucedidos de mercado que mostram como o marketing de experiência pode ser trabalhado pelas empresas. E agora veremos alguns pontos que podem ser considerados para a execução prática dessa abordagem.
Invista em inovação
Para que seja realmente surpreendente, o marketing de experiência deve ser pensado “fora da caixa”, proporcionando algo inovador e único. Se a sua empresa possui uma cultura organizacional com esse foco, a necessidade de inovação é ainda maior.
Pense em elementos novos para atrair esse consumidor e gerar sentimentos positivos, que favoreçam lembranças relevantes.
Vá além do ponto de vendas
Para engajar e trazer o novo, é importante sair dos limites geográficos que seu ponto de vendas oferece. Leve o produto para outros espaços, esteja presente onde seu público-alvo está.
Isso vai ampliar as oportunidades de venda e trazer novas experiências, aproximando as pessoas da empresa.
Use as ferramentas de relacionamento a seu favor
O marketing de experiência está intimamente ligado à qualidade do atendimento. Afinal, não basta se aproximar do cliente, é preciso promover um bom suporte para que as impressões positivas permaneçam após a compra.
Use todos os canais, online e offline, para proporcionar um diálogo empático e transparente. Lembre-se de que as experiências positivas aproximam o consumidor da marca e que ele quer continuar a sentir essa proximidade para se manter fiel e fazer novas compras.
O mesmo tratamento deve ser aplicado por e-mail, chatbots, redes sociais e telefone, sem exceção.
Agora que você já conhece o marketing de experiência e alguns cases e percebeu como essa estratégia pode ser aplicada de maneira prática, vale a pena planejar alguma ação capaz de surpreender e engajar seus consumidores. Essa postura vai colocar a sua empresa à frente da concorrência e torná-la relevante, atendendo às demandas atuais dos clientes.
Para saber mais sobre a importância de pensar além do tradicional quando o assunto é melhorar a experiência do consumidor, confira o nosso conteúdo sobre Design Thinking.