Negócios

Como reduzir a inadimplência? O segredo está na estratégia

Por: Mutant, novembro 9, 2021

Está com dúvidas sobre como reduzir a inadimplência no seu negócio? Já adiantamos desde já que investir em um sistema de cobrança eficiente vai ajudar a prevenir diversas dores de cabeça.

No entanto, antes de iniciar o investimento, é preciso apostar em um bom planejamento, levando em conta todos os objetivos da empresa e o perfil da base de clientes. Assim, é possível encontrar as estratégias mais eficazes para evitar que o negócio tenha problemas na saúde financeira e garantir que receba os pagamentos em dia.

Em tempos de crise, falar sobre esse assunto se torna ainda mais importante. Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo com algumas maneiras de reduzir a inadimplência com sistemas de cobrança e estratégias que combinam com o seu negócio. Acompanhe e saiba mais!

Integração com os canais já existentes

Se contarmos que um dos primeiros passos que a empresa pode dar é simples, você ficaria feliz, não é mesmo? Então, prepare o sorriso. Uma estratégia eficiente é manter os sistemas de cobrança integrados com os canais de atendimento que já existem.

Antes de tudo, vale a pena ressaltar como a integração dos setores é interessante para uma empresa, pois ajuda a tornar a rotina organizacional muito mais prática, produtiva e eficiente. Afinal, é possível reduzir as falhas da comunicação e oferecer um serviço muito mais organizado, com todas as áreas do negócio trabalhando em conjunto.

Sendo assim, ao investir em uma boa comunicação com os clientes, você também apostará em medidas para reduzir a inadimplência. Por exemplo, e se a sua empresa tivesse um canal de acolhimento para que os consumidores pudessem entrar em contato para falar especialmente sobre pagamentos? Além de fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis para tratar desse assunto, o negócio teria um maior controle das entradas financeiras.

Não para por aí! Os principais canais de atendimento podem ser utilizados também para as cobranças. As informações de contato que os clientes disponibilizam durante as compras podem ser utilizadas para negociar as dívidas da forma mais vantajosa para a empresa e os próprios consumidores.

Oferta de crédito como solução

Oferecer alternativas para que o cliente possa pagar as suas dívidas é uma atitude muito eficaz. Além de aumentar as chances de receber o pagamento, a empresa ainda tem a oportunidade de manter o bom relacionamento com o público.

Afinal, existem diversos motivos que podem estar causando essa inadimplência. Por isso, mostrar que a sua empresa está disposta a oferecer apoio ao consumidor no momento de dificuldade é uma ótima estratégia para conquistar clientes mais fiéis e manter o atendimento humanizado.

A opção de parcelar a dívida é uma das mais viáveis para a empresa e o consumidor, pois é possível receber o valor a longo prazo e evitar prejuízos no crédito do cliente. Isso porque, quando um pagamento se atrasa, os juros cobrados aumentam a dívida, diminuindo a oportunidade de o cliente quitar as pendências.

Além disso, durante a venda, é uma boa ideia oferecer diferentes tipos de pagamento, inclusive os mais seguros, como o cartão de crédito. Fazer uma análise de crédito do cliente antes de oferecer facilidades pra pagar as compras também é uma ótima medida. Assim, você age de maneira estratégica para prevenir a inadimplência.

Bots em todos os canais de atendimento

Investir em tecnologia é um caminho inevitável para todo negócio que deseja ter sucesso no mercado. Inclusive, essa medida vale para todas as áreas de atuação. Esse é um resultado da transformação digital e tem um impacto muito positivo nas empresas dos mais variados portes.

Uma tendência tecnológica que tem facilitado muito o trabalho da empresa é o chatbot. Basicamente, trata-se de sistemas programados para se comunicar com os clientes, utilizando uma linguagem natural, automatizando o processo de atendimento.

Isso proporciona otimização de tempo, resolução de problemas, satisfação dos clientes e praticidade para o dia a dia da empresa. Afinal, os colaboradores responsáveis pela comunicação podem focar casos que exigem mais atenção, enquanto as soluções simples são resolvidas pelos bots. Ou seja, além de um investimento em customer experience, é uma aplicação para melhorar a produtividade da empresa.

A inclusão de bots nos canais de atendimento, com a opção de tratar de assuntos financeiros, pode trazer vantagens nas seguintes tarefas:

  • notificação aos clientes da data de vencimento do pagamento;
  • oferta de negociação das dívidas;
  • espaço pra que os clientes possam informar o atraso no pagamento;
  • atendimento para tirar dúvidas com relação às opções de pagamento.

Contratação de uma empresa especializada em cobrança digital

Por fim, outra medida eficiente é a terceirização desse serviço. Fazer cobranças diretas, além de ser um trabalho cansativo para a empresa, pode prejudicar a relação com o cliente. Por esse motivo, uma solução é encontrar alguém que possa realizar essas tarefas.

Atualmente, existe uma grande variedade de soluções que permitem o acesso a esse tipo de serviço. É por esse motivo que é necessário fazer uma boa pesquisa de mercado pra encontrar empresas confiáveis e de qualidade.

Além disso, fazer parceria com negócios inovadores vai dar à sua empresa a oportunidade de inovar também nos próprios serviços. Assim, uma ideia interessante é a contratação de serviços especializados em cobrança digital.

A Mutant tem a expertise que você precisa para lidar com a inadimplência. Ao cuidar das pendências de pagamento do seu negócio, entrando em contato com os clientes e fazendo negociações viáveis, a empresa permite que a saúde financeira da sua organização seja mantida.

Com isso, o seu negócio pode focar em outros pontos importantes para manter o diferencial no mercado, como o atendimento ao cliente, o lançamento de produtos e serviços inovadores e uma cultura organizacional eficiente.

Como você viu, lidar com tarefas delicadas, como reduzir a inadimplência, envolve uma série de questões, que precisam ser planejadas com muito cuidado, e ter estratégias eficientes. Contar com serviços terceirizados vai ajudar a ter um sistema de cobrança prático e resolutivo, diminuindo as preocupações que a sua empresa teria com a saúde financeira.

Gostou dessa ideia? Então, conte com a gente nessa missão. Entre em contato com a nossa equipe e veja como a Mutant pode apoiar o seu negócio!

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