Negócios

20 profissões que você não acreditava que poderiam ser home office

Por: Mutant, junho 29, 2018

Trabalhar em casa vem, cada vez mais, deixando de ser um sonho para poucos, tornando-se uma estratégia poderosa para empresas e profissionais de todos os segmentos que desejam trabalhar por conta própria. As vantagens do formato são inúmeras, em especial mantendo times integrados até em situações em de necessidade de isolamento social.

Atualmente, há profissões home office que você talvez nem imaginasse que poderiam se encaixar nessa realidade. Pode acreditar: elas saem completamente do lugar comum daquelas mais ligadas à tecnologia. De médicos a designers, de professores a auditores fiscais, todos estão em busca de um controle maior sobre a sua rotina e mais qualidade de vida.

Se você está em busca dos benefícios desse tipo de trabalho remoto, continue lendo este artigo e encontre ideias para criar o seu rumo profissional. Aqui, você encontrará a lista com as 20 profissões que já estão sendo desenvolvidas a partir de casa e também informações gerais sobre o tema no Brasil. Acompanhe!

Quais dados temos sobre o home office no Brasil?

O home office já vinha crescendo no Brasil nos últimos anos, sendo apontado como uma tendência que cada vez mais ganharia força nas organizações do nosso país. Porém, a pandemia do novo coronavírus potencializou essa mudança.

Para evitar a disseminação exponencial do coronavírus e a superlotação dos hospitais, os governos municipais e estaduais criaram decretos para que muitas empresas tivessem que fechar as suas portas.

Sem a possibilidade de manter todos os colaboradores trabalhando na sede da companhia, os empresários foram obrigados a buscar alternativas para não parar totalmente as atividades por tempo indeterminado. 

As profissões home office se destacaram nesse sentido, uma vez que foi possível contornar a crise, com os colaboradores exercendo as suas atividades diretamente de casa.

Mesmo depois que a pandemia passar e as nossas vidas voltarem à normalidade, as profissões home office tendem a continuar crescendo no Brasil. Isso é o que aponta uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas.

De acordo com o estudo, há a previsão de um crescimento de 30% do home office no Brasil após a pandemia. O coordenador da pesquisa também afirmou que os líderes das empresas devem revisitar os processos internos e inserir cada vez mais a tecnologia nas atividades organizacionais.

Quais são as 20 principais profissões home office?

A seguir, apresentaremos algumas das principais profissões home office. Talvez, você nem imaginava que algumas delas podem ser exercidas nesse esquema. 

1. Organizador de eventos

Nunca houve uma necessidade grande de investimentos em locação para esse tipo de empresa, mas com o crescimento da credibilidade das profissões home office, essa é uma área que pode ser estruturada dessa forma. 

O organizador de eventos não precisa ter funcionários, desde que saiba captar clientes e fazer a gestão dos seus projetos. Os demais serviços podem ser terceirizados. Tudo pode ser feito em um escritório simples, na casa do profissional.

2. Analista de sinistros para seguradoras

Todo o trabalho de análise de processos, verificação de documentos e dados cadastrais dos clientes, comparação de cláusulas contratuais e de taxas de apólice podem perfeitamente ser feitos no escritório de casa, com estrutura mínima. 

Dessa forma, o analista consegue tanto controlar quanto encerrar os sinistros já quitados. Tudo isso a distância, usando uma plataforma digital.

3. Assistente virtual

Você pode atuar como um secretário ou assistente, executando tarefas administrativas, como agendamento de reuniões, organização de agenda, reserva de hotéis e de voos para viagens, prospecção de clientes, entre outras funções. 

O assistente virtual tem um leque grande de possibilidades de trabalhos que podem ser feitos a partir do home office. Para isso, basta uma boa conexão com a internet.

4. Atendimento de clínicas

A qualidade de vida do trabalho em casa também pode ser aproveitada para as pessoas que trabalham com atendimento de clínicas, realizando funções semelhantes às mencionadas no cargo de assistente virtual, mas relacionadas especificamente aos profissionais de saúde.

5. Análise de contratos

Outra profissão que não precisa de um escritório montado e que pode ser exercida por profissionais ligados à área de administração ou com conhecimentos jurídicos. 

O analista de contratos é responsável por elaborar, analisar ou corrigir os documentos. É também de sua responsabilidade o controle da documentação necessária para a formalização de contratos.

6. Auditoria fiscal

Até mesmo o setor público já começa a enxergar as vantagens das profissões home office. Uma portaria do Ministério do Trabalho de 2016 autoriza os auditores fiscais a trabalharem em casa

Nesse processo estão incluídos fiscalização tributária e aduaneira, análises de processos e despacho aduaneiro.

7. Agente de viagem

Se as pessoas estão encontrando novas maneiras de comprar passagens e reservar acomodações, não é diferente para os agentes de viagem. Cada vez mais eles trabalham a partir de escritórios montados em casa, com baixo investimento e boa aceitação do público.

Caso seja necessário fazer alguma reunião com o cliente, para explicar um roteiro turístico, por exemplo, isso pode ser feito via videoconferência.

8. Professor

O incremento do ensino a distância favorece o surgimento dos professores que atuam online. É uma oportunidade de ouro para a valorização desses profissionais, que passam a ter mais controle da sua carga de trabalho, escolhendo os próprios horários. 

Professores podem tanto criar seus canais e metodologias na internet quanto atuar em plataformas de educação já existentes.

9. Médico

Com suporte da tecnologia, profissionais de saúde já começam a atuar na análise de exames a partir de imagens de programas de telessaúde. Esses sistemas têm contribuindo para acelerar os processos de diagnóstico de doenças, sendo também usados na saúde pública.

10. Profissional de telemarketing

O setor que vem crescendo a cada ano tem feito contratações a partir do home office. Para atuar nesse segmento, basta ter um bom computador e um telefone adequado para o trabalho. 

Além disso, as empresas têm preferido contratar profissionais com formação em atendimento.

11. Profissional de marketing

O home office tem avançado como modelo de trabalho para quase todas as áreas da comunicação. 

Não seria diferente com o marketing, dando a possibilidade de atuar com diversos clientes, em horários diferenciados e com custos mais acessíveis.

12. Vendedor

Essa deve ser a mais antiga entre as profissões home office. Empresas de todos os segmentos já estão deixando de ter equipes fixas em um só lugar para a venda de seus produtos e serviços, atuando com profissionais de de vendas online para fazer isso.

13. Designer

Essa é mais uma profissão do segmento da comunicação que vem sendo gerenciada a partir de casa. O designer pode atuar também para várias empresas ao mesmo tempo, criando sua própria marca e oferecendo serviços online.

14. Produtor de alimentos

Atualmente, muitas pessoas estão se preocupando mais com a qualidade dos alimentos que consomem, mas nem sempre conseguem tempo ou disposição para cozinhar. Nessa brecha entram os profissionais de gastronomia, que podem trabalhar em casa oferecendo refeições com cardápio online. 

A entrega pode ser terceirizada, e a produção de alimentos tem uma série de possibilidades, podendo atingir diferentes públicos.

15. Jornalista

Com as grandes empresas de jornalismo enxugando os quadros de profissionais nas redações, os jornalistas tiveram que recorrer à tecnologia, modernizando-se e encontrando outras possibilidades de trabalho. 

A produção de conteúdo para blogs, portais online, entre outros, são trabalhos remotos viáveis para esses profissionais, que não precisam mais se deslocar para manter a sua atuação.

16. Profissional de tecnologia da informação

Programar e desenvolver softwares devem ser alguns dos trabalhos que vêm mais rapidamente à cabeça quando pensamos em profissões home office. O profissional de tecnologia da informação tem muitas chances de trabalhar em casa, criando aplicativos e até atendendo clientes de forma remota.

17. Consultor em diversas áreas

Se você é especialista em um determinado segmento pode se tornar um consultor, desenvolvendo programas de aconselhamento para pessoas ou empresas com menos experiência na sua área. Há também outros tipos de consultoria, como a financeira, a profissional e a empresarial.

18. Tradutor

Quem tem domínio de idiomas não precisa mais ser contratado por escolas para atuar: é possível fazer, a partir de casa, trabalhos de traduções de documentos, livros, filmes e textos diversos. Para isso, além de outras línguas, é bom ter conhecimentos gerais e saber pesquisar.

19. Profissional de estética

Quem trabalha com estética pode tanto atuar em casa quanto ir à casa dos clientes para gerar renda. A vantagem é que você não precisará ter custos com locação para oferecer serviços como maquiagem, corte de cabelo, manicure e pedicure, massagem, entre outras.

20. Produtor de bebidas

Você já deve ter percebido como há cada vez mais opções de cervejas artesanais no mercado de bares e restaurantes. A bebida é, muitas vezes, produzida em casa, tornando-se uma ótima oportunidade de negócio.

Como vimos, as profissões home office não são necessariamente desenvolvidas em casa, mas têm tudo a ver com trabalho remoto e, principalmente, com independência.

Como gerenciar o trabalho remoto?

Para que o gerenciamento do trabalho remoto seja feito com qualidade, as empresas precisam de ferramentas adequadas. Deve-se utilizar bons recursos para fazer videoconferências e reuniões a distância, por exemplo.

Também é recomendado que se invista em uma plataforma para home office. Com esse tipo de recurso, os gestores poderão ter total controle sobre o status das atividades que os funcionários estão realizando, por exemplo.

Ao escolher essas ferramentas, no entanto, deve-se verificar a questão da segurança. É imprescindível escolher uma plataforma que tenha todos os recursos necessários para trabalhar de maneira segura e evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações sigilosas da empresa.

Agora você já conhece mais sobre as profissões home office, com uma vasta lista de exemplos de áreas de atuação. A tendência é que a pandemia de coronavírus comece a perder a força em alguns meses, mas o teletrabalho continuará em alta, tendo em visto que traz economia para as empresas e qualidade de vida para os colaboradores.

Gostou deste artigo? Então continue com a gente e leia agora o nosso post que fala sobre plataforma home office, uma ferramenta para garantir um trabalho remoto mais estratégico!

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.