Tecnologia

Como aplicar a Inteligência Artificial no RH?

Por: Mutant, maio 30, 2019

A Inteligência Artificial no RH está ganhando cada vez mais espaço em empresas de todo o mundo. Só que muitos gestores ainda não sabem muito bem como funciona a Inteligência Artificial (IA) e, por isso, desconhecem importantes benefícios que a tecnologia pode trazer aos seus negócios.

De modo geral, a IA pode ser usada por organizações de quaisquer segmentos, nos mais diversos setores, mas o RH se destaca no uso dessa inteligência, uma vez que ela pode ser aplicada para diferentes objetivos e com altas chances de sucesso.

Se você quer saber mais sobre a IA e como utilizá-la de forma certeira no setor de Recursos Humanos da sua empresa, leia este artigo até o final.

O que é Inteligência Artificial?

O conceito de IA refere-se a uma esfera dentro da ciência da computação cujo maior propósito é emular o pensamento humano. Em outras palavras, a IA é formada por softwares e dispositivos capazes de coletar e interpretar dados de modo parecido com o do nosso cérebro.

Atualmente, podemos identificar a utilização da Inteligência Artificial em atendimentos de bancos, sites de buscas, sistemas operacionais de celulares, lojas virtuais, entre muitos outros ramos de atuação.

Quando você utiliza o Google Assistant, a Siri da Apple ou a Cortana da Microsoft, você está interagindo diretamente com uma das IAs dessas empresas.

Na área de Recursos Humanos, a IA pode ser aplicada aos mais variados processos de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento interno, detecção de gargalos na engenharia de cargos, bem como na manutenção do clima organizacional e na melhoria da comunicação interna.

Como aplicar a Inteligência Artificial no RH?

Em termos práticos, a Inteligência Artificial no setor de Recursos Humanos pode ser utilizada em softwares para funções específicas, aplicativos e até mesmo nos chatbots. A seguir, explicaremos como implementar a IA em processos diversos no RH.

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção

O Recrutamento e Seleção é uma das atividades principais de Recursos Humanos, afinal, por meio desse processo, é possível escolher talentos que podem colaborar para o crescimento do negócio, além de evitar a contratação de pessoas com perfis incompatíveis com a empresa ou indesejados por ela.

Também é possível criar softwares específicos para o Recrutamento e Seleção com base na Inteligência Artificial, por meio de algoritmos que cruzam informações de um banco de dados e localizam o candidato ideal para um cargo disponível, por exemplo.

De forma simples, podemos definir algoritmo como uma série de instruções programadas em um sistema, com o objetivo de solucionar um problema.

Quando falamos em base de dados, podemos citar os próprios softwares de RH, nos quais constam dados sobre colaboradores e currículos enviados por interessados em participar de processos seletivos.

Ao reunir essas informações por meio de Inteligência Artificial e de critérios estabelecidos pela área de Recursos Humanos — ou mesmo pelos gestores da empresa —, será mais fácil encontrar os candidatos ideais para determinadas vagas.

Inteligência Artificial pra treinamentos de equipes

Uma das maiores tendências nos RHs de empresas conectadas com as novidades digitais é a utilização da IA para o treinamento de seus colaboradores.

As possibilidades são diversas, especialmente em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), conhecidos também como e-learning ou plataformas de Ensino a Distância (EAD), onde é possível criar “instrutores virtuais” e chatbots para interagir com os usuários.

Também pode-se definir métricas de avaliação de desempenho nos treinamentos e até mesmo utilizar tecnologias que empreguem a realidade virtual e aumentada para simular situações do dia a dia. Isso pode tornar os treinamentos mais efetivos e próximos das experiências que os colaboradores vivem no dia a dia.

Inteligência Artificial na detecção de defasagem em setores da empresa

Muitas vezes, é difícil controlar a entrada e saída de funcionários da empresa, identificar quais setores tiveram aumento na produção e atividades que pedem a contratação de novos colaboradores.

Além da sinalização a ser realizada pelos próprios gestores, a empresa pode contar com as novas tecnologias para resolver esse problema.

Por meio de softwares que utilizam a Inteligência Artificial, o setor de Recursos Humanos poderá ser notificado cada vez que uma necessidade de iniciar um novo processo seletivo for detectada.

Isso será possível com a definição de métricas específicas para identificação desses casos, como a quantidade de funcionários esperada para o bom funcionamento de cada setor e o número de colaboradores afastados devido a férias, licença pra tratamento de saúde, entre outros cenários. Pode ser usada também para definir estratégias de retenção de talentos.

Inteligência Artificial na Comunicação Interna

Uma maneira interessante de empregar a IA na comunicação interna é fazer uso de chatbots.

Eles são uma espécie de “robôs virtuais”, que simulam o atendimento humano por meio de chats em sites web ou aplicativos como o WhatsApp. Os chatbots são programados para responder perguntas frequentes dos usuários e direcioná-los para o atendimento humano somente se necessário.

Na área de RH, eles são utilizados para otimizar o atendimento no site da empresa ou mesmo na intranet e para atender demandas pelo WhatsApp, caso o RH utilize esse canal de contato.

Dessa forma, a comunicação interna entre colaboradores e Recursos Humanos será otimizada e a maioria das demandas internas poderá ser solucionada sem a intervenção dos profissionais de Recursos Humanos, que terão mais tempo para desenvolver outras atividades do setor.

Inteligência Artificial pra avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho também será otimizada com o uso de Inteligência Artificial. A empresa define os parâmetros de qualidade para os seus colaboradores. A partir disso, os sistemas integrados à IA geram relatórios completos com base nessas informações.

Assim, será mais simples analisar métricas como absenteísmo e atrasos no trabalho, cumprimento de metas pré-definidas, tempo de realização de tarefas, entre outras.

Como mostramos neste artigo, o uso da Inteligência Artificial no RH já está presente de diversas formas em empresas de segmentos variados, não somente por ser um instrumento tecnológico de uso prático no cotidiano, mas, também, por gerar diversos impactos positivos nos seus negócios.

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