Como preparar sua empresa para a mudança do mercado?
Mudanças de mercado se tratam de um assunto que quase sempre gera dor de cabeça pra qualquer gestor. Afinal, quem não gostaria de conduzir a própria empresa por muito tempo sob o chamado “céu de brigadeiro”, não é mesmo? Contudo, situações de estabilidade, em que as organizações podem se desenvolver sem sobressaltos, são cada vez mais raras, você concorda?
Com o contínuo e acelerado avanço da tecnologia, as companhias precisam se atualizar com certa frequência, de modo a se manterem fortes nos mercados em que atuam. Ainda assim, vencer esse desafio não é tão fácil, como você deve imaginar, já que estar na vanguarda do segmento de atuação requer uma gestão estratégica bastante eficiente.
Pra ajudar você nessa empreitada, apresentamos a seguir várias dicas de como transpor os obstáculos que surgem com as transformações no mercado sem prejudicar o desempenho da empresa. Confira!
Busque uma gestão cada vez mais efetiva
A efetividade da gestão é um fator que contribui de forma significativa para que uma organização consiga superar uma mudança de mercado. Com o uso da Inteligência Competitiva, a gestão pode se cercar de subsídios relevantes para a tomada de decisão e, assim, conduzir a empresa a um patamar mais seguro no segmento de atuação.
Nesse sentido, pode ser muito útil utilizar as chamadas “Cinco Forças de Porter”, do conhecido professor de Administração de Harvard, para preparar a sua companhia pra vencer os desafios de uma possível mudança de mercado. Para tanto, vale a pena relembrar essas cinco forças:
- poder de negociação de fornecedores;
- poder de barganha dos clientes;
- ameaça de produtos ou serviços substitutos;
- entrada de novos concorrentes;
- rivalidade entre os concorrentes já presentes no mercado.
Como você pode notar, a análise desses aspectos ajuda bastante na gestão quando o assunto é planejar o futuro da empresa e, com isso, criar condições para que ela consiga se manter no mercado com um desempenho satisfatório.
Ao fazer esse tipo de avaliação periodicamente, a organização busca estar sempre alerta em relação às possíveis situações que possam afetá-la. Dessa forma, ela consegue se prevenir quanto aos riscos do negócio.
Aprenda o cenário do mercado
No contexto atual, você já deve ter percebido que as empresas precisam reavaliar o cumprimento das estratégias em intervalos de tempo cada vez mais curtos, justamente devido às transformações do mercado.
Agora, você pode estar se perguntando “e como ficar sempre de olho nas mudanças — de preferência, um passo à frente da concorrência”, não é mesmo? Uma maneira de fazer isso é realizar uma Análise SWOT bastante completa.
Com essa ferramenta de avaliação de cenário, a organização pode identificar os pontos fortes (Strengths) e os fracos (Weaknesses) do ambiente interno, além das oportunidades (Opportunities) e das ameaças (Threats) do contexto externo.
Dessa maneira, é possível criar estratégias customizadas para os diferentes cenários possíveis, por meio do cruzamento das informações da ferramenta. Assim, a empresa passa a ter planos prontos pra eventuais mudanças de mercado, o que minimiza ou até evita surpresas na condução do negócio.
Invista no aprendizado contínuo
Tendências surgem a todo momento no mercado, e é preciso que a sua empresa saiba trabalhar com elas. Além disso, não basta apenas que os cargos administrativos entendam como lidar com as novidades que o nicho de atuação vem apresentando, o importante é que a organização, como um todo, esteja preparada para enfrentar as mudanças.
Qual é a melhor maneira de conseguir alcançar esse objetivo? Por meio do aprendizado contínuo. Disponibilizar capacitações periódicas e manter os profissionais dos mais variados setores da empresa atualizados vai tornar a adaptação às mudanças de mercado muito mais prática e eficiente.
Uma estratégia é inserir no cronograma da empresa alguns dias voltados especialmente para o aprendizado, como palestras no período da tarde de todas as últimas sextas-feiras do mês. Outra sugestão é oferecer a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes com descontos ou gratuitos, incentivando os profissionais a se atualizarem. Além disso, é importante se empenhar para que o maior número de colaboradores possam participar dessa iniciativa.
Crie valor para o trabalho
Os clientes são o público que recebe mais atenção em uma empresa, tendo em vista que as estratégias devem ser feitas pra agradá-los. Mas já percebeu que outro grupo precisa desse tipo de cuidado?
Os colaboradores são os responsáveis por colocar em prática cada estratégia traçada no planejamento organizacional. Por esse motivo, é fundamental que esses profissionais se sintam motivados e valorizados dentro do ambiente de trabalho.
Uma forma de garantir isso é criando valor para o trabalho do colaborador. Afinal, cada profissional que atua na empresa é relevante. Sendo assim, adotar medidas que incentivem a criatividade e a inovação do quadro de funcionários é outro passo importante pra preparar a organização para mudanças de mercado.
É fundamental que a experiência dos colaboradores seja positiva, fazendo com que atuem ativamente nas decisões da empresa, tragam novas ideias e possam se sentir responsáveis também pelo desenvolvimento do negócio. Com isso, o clima organizacional apresenta melhorias, junto da otimização de processos.
Além desse tipo de atitude garantir que ótimos talentos se mantenham próximos do seu negócio, a organização pode aprender com os mais variados pontos de vista dos profissionais. Em outras palavras, fazer com que os colaboradores entendam o valor de seu trabalho os torna mais engajados e interessados no sucesso da empresa.
Traga o consumidor para o centro da estratégia
Um tipo de gestão eficiente é aquela que preza para que as estratégias adotadas na empresa sejam as mais integrativas possível. Sendo assim, alinhar os diversos setores da organização só tem a oferecer benefícios pro negócio, além de resultados que ultrapassam as expectativas.
Por esse motivo, fazer com que o consumidor seja o centro de todos os planejamentos da empresa é uma medida importante. Uma ideia é criar ações que ajudem a integrar os setores do negócio, com o objetivo de manter o público satisfeito e aumentar a quantidade de clientes fidelizados.
Com essa iniciativa, as áreas da empresa que, na maioria das vezes, não têm contato direto com o consumidor, podem estar sempre se lembrando que o foco não é apenas manter uma rotina produtiva, mas melhorar a gestão de clientes. Assim, vários processos têm mais chances de sucesso e é possível fazer com que a empresa cresça integralmente, com todos os setores se desenvolvendo.
Invista na gestão de pessoas
A capacidade de implantar uma estratégia com rapidez passa, em boa medida, pelas competências dos colaboradores da empresa. Por isso, investir em treinamento e desenvolvimento da equipe é uma forma de ter pessoal apto a enfrentar momentos de transformação no mercado.
Além disso, uma área de Gestão de Pessoas que esteja alinhada aos objetivos estratégicos da companhia também pode ser capaz de suprir a empresa com os talentos de que ela necessita para alcançar vantagens competitivas em cenários de turbulência.
Mapeie e automatize os processos
Você deve concordar que se torna muito mais fácil alterar processos automatizados do que mexer em rotinas que envolvem colaboradores, certo? Assim, o uso da tecnologia para mapear e automatizar as atividades da empresa é um jeito de torná-la mais maleável e resiliente para uma possível mudança de mercado.
Hoje em dia, vários softwares, com as mais variadas finalidades, disponibilizam diversos módulos, os quais podem ser combinados conforme a demanda do negócio. Com isso, a organização pode incrementar o trabalho por meio de soluções que necessitam de pouco tempo para gerar os resultados esperados.
Aposte em soluções tecnológicas
O avanço da tecnologia é um caminho sem volta, você concorda? Assim, a sua empresa deve se preocupar em sempre estar na vanguarda do que há de mais moderno no mercado — mesmo que não venha a implementar todas as novidades de imediato.
Nesse sentido, o gestor deve entender que o investimento em soluções tecnológicas, como ferramentas pra melhorar o relacionamento com o cliente, serve pra tornar a organização mais dinâmica, o que faz com que ela consiga responder mais rapidamente às transformações do mercado.
É preciso deixar claro que a companhia não precisa, obrigatoriamente, desenvolver soluções próprias, já que isso seria incompatível com a velocidade com que as mudanças ocorrem no contexto atual. Em vez disso, torna-se mais vantajoso contratar serviços de terceiros, os quais oferecem um suporte mais especializado para a organização, reduzindo o custo operacional de forma significativa.
Acompanhe e mensure o resultado
Imagine que você precisa realizar um salvamento em um rio, por exemplo, levando uma pessoa de uma margem a outra. Essa situação hipotética pode ser comparada à condução de uma empresa em um momento de mudança de mercado. Nesse caso, como saber se o trabalho está no rumo certo e se não haverá o risco de ser “levado pela correnteza”, não é mesmo?
Pra isso, o gestor deve estar cercado de dados confiáveis, cuja análise o torne capaz de tomar decisões com clareza. Em muitas situações, o recomendável é fazer o chamado controle simultâneo, em que a empresa avalia os resultados praticamente em tempo real, de modo a acompanhar a execução da estratégia.
É bem verdade que, pra isso dar certo, torna-se indispensável a utilização da tecnologia. Por exemplo, com o uso de ferramentas que captem a satisfação do cliente, a organização pode saber se conseguiu ou não se adequar a um contexto em meio às mudanças de mercado.
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